Sunday, June 17, 2012

Uma breve história sobre Sudoku por Allison Thompson


Agora sendo saudado como cubo de Rubik para o século XXI, o Sudoku tornou-se o jogo de quebra-cabeça mais rápido crescimento em todo o mundo. Sudoku que, em alguns casos, ser soletrado como "Su Doku" e é pronunciado como "Soo Doe Koo" é uma abreviação do significado japonês frase "suuji wa dokushin ni kagiru" "os dígitos devem permanecer único". Embora muitas pessoas acreditam que ele seja de origem japonesa, não é. A única coisa verdadeiramente japonês sobre isso é o nome.

No Japão há uma editora chamada Nikoli que publicam os países levando a publicação de quebra-cabeça "Monthly Nikolist" e era membros do pessoal que observei lá foi um jogo de quebra-cabeça número interessante chamado "O lugar de número" está sendo publicado na versão americana da sua revista de quebra-cabeça chamada "Dell Magazines Puzzle". Então em abril de 1984 Sudoku como ele é conhecido no Japão e em todo o mundo feita a sua estreia na "Monthly Nikolist", embora originalmente era conhecido como "Suunji wa dokushin ni kagiru" por Kaji Maki o Presidente da empresa no momento. Embora a questão inaugural de Sudoku gozava algum sucesso modesto, seu sucesso é realmente para baixo para o fato de que o povo japonês são puzzle louco.

Era somente depois que um par de mudanças significativas aconteceu que resultou na popularidade de enigmas decolando. Em primeiro lugar o nome foi mudado para Sudoku (que é muito mais fácil de lembrar), então editora Nikoli introduziu 2 novas regras para o jogo em 1986. Estes eram que os números eram para ser dispostas simetricamente e números indicados não podem exceder 30. Hoje você vai encontrar que há pelo menos 5 editoras agora a produzir uma revista mensal que dedica-se exclusivamente a este jogo no Japão. Como para o nome Sudoku é sim uma marca em vez de ser um nome genérico e foi legalmente registrado pela empresa Nikoli no Japão. Devido esta outra empresa produzir versões deste jogo deve fornecer seus próprios nomes para suas versões.

Outras histórias que estão fazendo as rondas sobre quem criou Sudoku são diferentes; um é que ele foi criado por uma equipa de criadores de quebra-cabeça em Nova York. Em seguida, a outra história também fazendo a ronda é que um arquiteto aposentado e entusiasta de quebra-cabeça por Howard Gerns inventaram o jogo. Ainda embora estas histórias em conflito porque eles de crédito sua invenção por diferentes pessoas, eles na verdade concordam em dois pontos.

Em primeiro lugar que Sudoku foi primeiro publicado em 1979 pela Dell Magazines Puzzle com o título "The número local".

Em segundo lugar que Gerns e os criadores de quebra-cabeça de Nova York foram inspirados produzir suas próprias versões, o jogo chamado "Quadrado latino" de Leonhard Euler. Leonhard Euler foi um matemático suíço que apresentou um documento chamado "De Quadratis Magicis" na Academia de São Petersburgo em 1776. Ele demonstrou que um quadrado mágico pode ser criado usando 9, 16, 25 ou 36 células (blocos). No entanto, havia condições que ele impostas sobre o valor das variáveis números que levaram à criação de seu quadrado mágico, isto, em seguida, evoluiu para quadrados de latim em papéis mais tarde que ele apresentou.

Mas as versões de jogos Gerns e equipe do puzzler diferiam de Euler de 2 maneiras. O primeiro é que a versão de Euler não tem quaisquer restrições regionais e em segundo lugar que Euler não criar ou a intenção de criar um quebra-cabeça. Mas foi o fato de que Gerns e a equipe de Nova York viram o potencial de um puzzle hit sendo produzidos a partir de trabalhos de Euler e, assim, passou a criar o que seria a versão de avô do dia moderno Sudoku.

Em 1997, um juiz aposentado de Hong Kong chamado Wayne Gould passou a ver um quebra-cabeça Sudoku em uma livraria de Tokyo e ele decidiu produzir uma versão digital do quebra-cabeça, que trabalhou na partir de 1997 até 2003. Em seguida, em 2004 encontrou-se apresentar este enigma desconhecida para o jornal The Times no Reino Unido e dentro de alguns dias dele aparecendo no The Times outros jornais começaram a imprimir suas próprias versões. Na verdade, ele se tornou tão popular que versões dele foram logo para ser encontrada na Austrália e Nova Zelândia, e por 2005 teve tornar-se conhecido como o jogo de quebra-cabeça mais rápido crescimento em todo o mundo. Logo depois de jornais americanos estavam ouvindo sobre este puzzle de crescimento rápido e até Abril de 2005 o New York Post foi publicando ele própria versão do jogo também. O que é bastante estranho realmente como ela se originou de Nova York 20 anos anteriormente?

Porque é um quebra-cabeça número e, portanto, não requer a utilização de quaisquer cartas de qualquer idioma específico, não há nenhuma barreira do idioma. O jogo é agora publicado em muitas publicações diferentes ao redor do mundo de revistas jornais livros dedicado somente a este puzzle altamente popular. Mesmo você vai encontrar sites que oferecem versões digitais do jogo por qualquer taxa ou para livre agora e isso certamente irá garantir o sucesso contínuo de jogos no futuro. Também torna mais acessível para a população mais jovem. A corrida é mesmo sobre as empresas a criar um quebra-cabeça Sudoku que seja projetado especificamente para usuários do telefone móvel.

Sudoku é um enigma de lógica que desafia velhos e jovens tanto e nos estudos realizados se verificou que quem jogar Sudoku regularmente aumentaram habilidades mentais.

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